Projeto Pedagógico
Projeto Pedagógico
A equipe docente da Arte Criança, tem consciência de que na primeira infância, as crianças têm necessidades muito individuais, e lidar com elas é uma tarefa que, sobretudo, envolve afeto, dedicação e também cuidado.
Em nosso berçário, atendê-las é algo bastante significativo: colo, banho, troca, alimentação, ninar… estimular o desenvolvimento da linguagem oral e a conquista dos primeiros movimentos independentes.
Para isso, nossos espaços são preparados de forma acolhedora, tornando viável as primeiras descobertas em relação a identidade e expressividade.
Já no período entre 2 e 3 anos, a criança entra no jogo simbólico: os encantamentos, as imitações dos adultos e a riqueza do faz de conta. Passa a querer, com mais propriedade, fazer valer suas escolhas. É também nesta faixa etária que lidam com as questões morais e aprendem a exercer as regras para a convivência coletiva.
A partir dos 3 anos, as crianças já são capazes de executar muitas tarefas sozinhas, sentem orgulho da autonomia que conquistaram e buscam seu lugar nos meios sociais.
Neste momento do desenvolvimento, as atividades motoras têm bastante importância, uma vez que, ao dominar os movimentos corporais básicos, a criança desenvolve habilidades para a realização de atividades específicas que envolvem os movimentos motores finos.
Entre os 4 e os 5 anos, o pensamento sincrético – construção do conhecimento através da alternância entre realidade e fantasia – fica cada vez mais evidente, e nossos educadores, são orientados a auxiliar os alunos quanto o uso produtivo de tempo e espaço, para que possam solucionar problemas e encontrar explicações para os mais diversos fatos da rotina dentro e fora da escola.
A rotina da Arte Criança é flexível o bastante para garantir a autonomia do ritmo de cada criança, através da experiência e do preparo que os educadores têm para organizar as propostas e conteúdos propostos para cada campo de experiência.