Informativo aos Pais
Entendemos que a primeira infância é o momento mais importante na vida de uma criança, quando acontecem as maiores transformações do ser humano: aprender a se levantar, andar, falar, interagir com os outros, a expressar suas vontades, a se impor.
Cada um, a seu tempo, começa a querer entender os códigos produzidos social e culturalmente.
Momento intenso de desenvolvimento que exige esforço, trabalho, energia e sofrimento, mas também traz: surpresas, alegria e paixão!
Para a criança trilhar este caminho precisa de tempo e de pessoas que as acolham, escutem e as estimulem nestes trajetos. Precisa de tempo para se aventurar, errar/acertar, descobrir, pensar e brincar.
Esta primeira etapa da educação básica, visa dar oportunidade a criança de desenvolver- se, despertando-a para o mundo que acerca. Deixa o universo familiar e passa a conviver com outras pessoas, atingindo, através de novas experiências, um desenvolvimento global. Nas interações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Autorização
Autorizada por Portaria DRECAP – 3 de 18/10/84. Publicado no DOE de 23/10/84 página 10. Teve seu Regimento Escolar aprovado em 23/10/84 e adequado a nova Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional (Lei Federal n.º 9394/96), aprovado conforme Portaria n.º017/99 e publicado no DOM em 19/02/99.
De acordo com a Portaria SME 7671/2015, para que uma escola seja regularizada, deve atender aos critérios:
- Auto de Licença de Funcionamento
- Curso Anual de Primeiros Socorros para os colaboradores
- Auto de Licença de Corpo de Bombeiros (AVCB)
- Fiscalização da COVISA- Vigilância Sanitária
- Alvarás e Certificados Auto de Regularização
- PPP (Projeto Político Pedagógico) aprovado na Secretaria Municipal de Educação
- Regimento Escolar
- Laudo de Dedetização Semestral
- Cadastro Ativo no Conselho Federal de Nutrição
- Parques Infantis atendendo às normas de segurança da ABNT