O aprendizado da fala marca o início de uma etapa que transformará a maneira como a criança interage com as pessoas que a rodeiam. É uma fase encantadora na qual tentamos, a todo custo, identificar alguma palavra dentre os seus balbucios. O papel da família é fundamental nesse momento, podendo ajudar ou atrapalhar no processo.
Portanto, selecionamos abaixo algumas dicas para estimular o seu bebê a falar:
- Não tente interpretar, traduzir ou falar por ele. Quando ele apontar para algum objeto, permita que ele tente balbuciar o nome do mesmo ao invés de pegá-lo imediatamente. Dê tempo para que ele sinta a necessidade de se comunicar através da fala.
- Fale corretamente com ele e evite excesso de diminutivos. Não replique seu jeito de falar errado, por mais “bonitinho” que isso seja. Além de dificultar o aprendizado, isso pode reforçar a fala incorreta da criança.
- Espere que a criança termine de falar. Muitas vezes ela pode gaguejar ou ter dificuldade em encontrar as palavras adequadas para se expressar. Não conclua e não tente adivinhar o que ela está querendo dizer, simplesmente espere e permita que ela desenvolva sozinha uma forma de comunicar aquilo que deseja.
- Estimule-o a imitar algum som, repetir alguma palavra, cantar uma música. Posicione-se de frente, de forma que ele possa ver a movimentação da sua boca.
- Se possível, interrompa o uso de mamadeiras e chupetas após os dois anos de idade. Sua cavidade oral deve estar livre de qualquer obstáculo para que ele possa articular sons.
- Cuidado com os gadgets. Crianças que ficam horas hipnotizadas em frente a uma tela não exercitam sua comunicação.
- Dê alimentos sólidos a ele. A mastigação exercita os músculos da face, favorecendo a articulação de sons.
Lembrando que cada criança tem seu tempo, porém, se a partir dos dois anos de idade ela ainda não for capaz de se comunicar ou de se fazer entender através de palavras soltas ou pequenas frases, é recomendável consultar um fonoaudiólogo.